sábado, 13 de fevereiro de 2016

Entrevista exclusiva com o atleta marcial Nelson Marques


José Nelson Marques, 33 anos, nasceu na cidade da Pedra, interior de Pernambuco, casado com Rafaela Marques, tem dois filhos lindos, o Pedro e o Matheus.
É atualmente, Tricampeão Pernambucano de Jiu-jitsu; Vice-Campeão Pernambucano de Judô; 3° Lugar Campeonato Brasileiro Nacional de Jiu-jitsu, Campeão Brasileiro de Jiu-jitsu - Região Nordeste; Campeão Norte-Nordeste de Kung Fu e Boxe Chinês; Vice-Campeão Mundial de Jiu-jitsu; Campeão Brasileiro de Submission (No-Gi); 3° Lugar Pernambucano de Submissin (No-Gi).
Luta Judô pela Feder. Pernambucana e Associação de judô de Arcoverde – AJA; Kung-Fu e Boxe chinês pela Fed. Arte Nobres Kung-Fu, garra de águia grã Mestra Lyly Lau; Sambo e Kombat Sambo pela Fed. internacional sambo grã mestre Edgar Rangel; Jiu-jitsu pela Nova União e Fed. Int. de Jiu-jitsu Fed. Pernambucana de Jiu-jitsu; Luta Livre Submission pela Federação Brunocila de Luta Livre Tradicional; Karatê Kunjutsuryu pela Federação de Karatê Kunjutsuryu; Kickboxing pela Associação Pernambucana de Muaytay –kickboxinge Lutas de Contato/Confed. Internacional de Artes Maciais; Luta Olímpica de Grego Romana pela Wrestling And Education For All.
Possui uma academia de artes marcial na própria cidade da Pedra, chamada Academia de Artes Maciais Dragon.

Guerreira Fit: Quando e como surgiu a vontade de ser atleta marcial? Como você conheceu a arte marcial?
Nelson Marques: Sempre gostei de artes maciais, sou fã do grande Mestre Bruce Lee, comecei as artes marciais através de filmes, sempre tive vontade de aprender, mas não tinha onde, como ou condições. A prática só veio mesmo nos meus 15 anos quando comecei a praticar o Kung Fu, por intermédio de um colega nosso, o Marcelino. Mais tarde, conheci mais colegas participantes de outros estilos, onde fui me dedicando cada vez mais, as artes marciais.

Guerreira Fit: Como é seu treino diário?
Nelson Marques: Meus treinos diários sempre se iniciaram com a prática do Kung Fu depois o Boxe, Kickboxing, Judô, Jiu-jitsu - substituiu um pouco de cada e todos juntos. Mantendo uma boa alimentação, não bebo nem fumo.

Guerreira Fit: Quais seus desafios? Como se adaptou aos treinos para ter resistência? Como seus treinos se encaixaram em sua rotina?
Nelson Marques: Tenho como meus desafios diários, me superar cada dia que passa e dedicar-me a meus alunos para que eles possam ter bons resultados nas competições e na vida, como bons cidadãos. Tenho uma rotina bastante cansativa, os treinos me ajudam a manter o equilíbrio, trabalho 12 horas por dia e quando chego me dedico aos treinos e as aulas.

Guerreira Fit: Houve algum momento que pensou em desistir? Por quê? O que fez continuar?
Nelson Marques: Houve sim um momento onde não tínhamos espaço para as aulas e treinos, não tínhamos apoio nenhum, mas vencemos as dificuldades e estamos firmes, minha fé em Deus e minha perseverança foram maiores, minha esposa que sempre me incentivou a continuar.

Guerreira Fit: O que a arte marcial trouxe de bom para sua vida?
Nelson Marques: As Artes Marciais trouxeram muitos benefícios para mim de um modo geral, tanto na parte física como mental, tenho como uma filosofia de vida, sempre falo aos meus alunos sobre essa filosofia “Um artista marcial torna-se na sociedade uma pessoa diferente e não melhor que as outras, diferente porque pensa melhor e age melhor”.

Guerreira Fit: Atualmente, pratica que atividades físicas a mais?
Nelson Marques: Atualmente, pratico também a musculação como forma de fortalecer as articulações e as fibras musculares.

Guerreira Fit: Como é sua alimentação?
Nelson Marques: Minha alimentação, é bem equilibrada, café da manhã com suco, ovos, pão integral, o almoço com bastante verduras, o básico feijão com arroz e carnes. Após uma boa salada de frutas.

Guerreira Fit: O que um bom atleta marcial tem que ter?
Nelson Marques: Um bom atleta deve ter alimentação bem equilibrada, além de muita dedicação, respeito e disciplina.

Guerreira Fit: Quais os cuidados que você tem enquanto atleta? Digo cuidados físicos e psicológicos? O que fez para driblar a ansiedade antes de uma competição?
Nelson Marques: O cuidado que tenho como atleta é principalmente com a alimentação por estar sempre competindo, desse modo, mantenho no nível adequado. E quanto a ansiedade é até interessante, Guerreira Fit, sempre todos os meus alunos, mantêm a calma, ousam círculos de orientação, foco, mas quando chega a minha hora de lutar, fico ansioso, só driblo ela, quando entro na arena ou tatame. (Risos)

Guerreira Fit: Qual a sensação de ganhar uma competição? 
Nelson Marques: A sensação é ótima quando eu ganho, mas te confesso que fico satisfeito quando meus alunos vencem e vejo estampado no rosto deles a felicidade, esta é minha maior conquista.

Guerreira Fit: Que modalidades você oferece em sua academia? Onde lhe encontrar? Quais os horários de treinos?
Nelson Marques: Oferecemos em nossa Academia, aulas de Judô, Jiu-jitsu, Luta Livre, Submission, Kickboxing, Kung Fu, Luta Olímpica e Greco Romana.
Nas segundas, quintas e sextas das 17:00 às 18:30h oferecemos Judô;
Nas terças, quartas e sextas das 18:30 às 20:00h, Jiu-jitsu;
Nas quinta, sábado e domingo, das 18:00 às 19:30h, Luta livre e Submission;
De segunda a quarta, só as 11:30h, Kung Fu e Boxe Chinês;
De quinta a domingo das 10:00 às 11:30h, Kickboxing.

Lembre-se: Antes de todo e qualquer exercício físico faça uma avaliação médica prévia, busque a  orientação de um profissional de Ed. Física habilitado e sempre, sempre, respeite os seus limites. Não queremos que ninguém se  machuque, não é?! Sua saúde em primeiro lugar.

Gostou? Deixa um comentário aqui no blog, curta a nossa Fan Page e nos compartilhe em suas redes sociais! Vamos levar saúde a quem precisa!

Sem comentários:

Enviar um comentário