sábado, 9 de janeiro de 2016

Horta caseira, aprenda a se livrar dos agrotóxicos

Todos sabemos que a base de uma vida saudável é a alimentação. E hoje, comer bem significa equilibrar e variar bem os alimentos, todo nutricionista diz:  "Quanto mais colorida sua comida, melhor".

Mas, infelizmente, ir à feira livre e dizer que está trazendo saúde para sua casa já não é tão verdade.  Segundo um levantamento da Anvisa divulgado pelo El País, o pimentão é a hortaliça mais contaminada por agrotóxicos (segundo a Agência, 92% pimentões estudados estavam contaminados), seguido do morango (63%), pepino (57%), alface (54%), cenoura (49%), abacaxi (32%), beterraba (32%) e mamão (30%). Clique aqui para ler a notícia na íntegra

Isso é uma notícia bem alarmante,  não acham? É o mesmo que tomar um galão de cinco litros de veneno a cada ano, diz o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

E então o que fazer? 

Primeiro, temos que reivindicar leis mais duras, contra a difusão dos pesticidas e cobrar dos Órgãos Públicos fiscalizações maiores. Arregaçar as mangas mesmo e suar a camisa por esta causa, é da nossa saúde e da nossa família que estamos falando!

E segundo, ter uma horta caseira, que é possível, mesmo em apartamentos.

Fiz em minha casa um experimento. Desde setembro de 2014, tenho minha horta, apenas com temperos, pois como moro em apartamento não tenho muito espaço, foi difícil, já que não sabia nada de jardinagem e tinha um solo extremamente infértil.

Comecei lendo sobre compostagem, que é uma técnica para reciclagem do lixo orgânico, no qual pegamos restos de casca de fruta, legumes, verduras, casca de ovos, pó de café etc, e usamos como adubo para as plantas. Apliquei no meu solo, depois de retirar junto com meu marido os pedregulhos que haviam. Esperei a terra ficar boa, nesse caso, até ela criar minhocas e ficar escura, sinal de que está fértil, só então comecei a plantar a cebolinha, coentro, pimentão ...
Solo infértil e pedregoso
Lixo orgânico para compostagem, não pode colocar resto de comida cozinhada ou carne.
Compostagem, minha técnica: cave a terra o mais fundo que puder, acrescente lixo orgânico e enterre. Uma vez por semana revolva a terra, faça isso até criar minhocas e a terra ficar escura.


Aqui está minha varanda depois de todo esse trabalho, rego à noite todos os dias, tenho cebolinha, pimentão, coentro, feijão, acerola, alho. E o melhor sem pesticidas!

A saúde brota na nossa varanda!
Pimentões livres de agrotóxicos
Essa é minha forma de cuidar da minha família e do meio ambiente e seu? 

Deixe um comentário aqui no blog nos contando sua forma e nos compartilhe em suas redes sociais, vamos começar uma revolução em prol da saúde?! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário