sábado, 23 de janeiro de 2016

Entrevista Exclusiva com a Maratonista Janaína Noleto



Janaína Soares Noleto Castelo Branco é Procuradora Federal e Professora de Processo Civil da UFC (Universidade Federal do Ceará) e do Curso Agora Eu Passo (www.cursoagoraeupasso.com.br/). Mestre e doutoranda em Direito Público pela UFC. Nasceu em 21 de abril de 1980. Tem um casal de filhos lindos, uma de 8 e outro de 14 anos. Fez a sua primeira maratona em julho do ano passado, aos 35 anos, a chamada Maratona da Cidade do Rio de Janeiro.

Guerreira Fit: Quando e como surgiu a vontade de correr uma maratona?
Janaína Noleto: Comecei a correr em 2010 a convite de uma amiga. Meu objetivo era simplesmente emagrecer. Com o tempo, fiz amizades fantásticas que me prenderam de vez na prática da corrida. O bom de treinar com um grupo é que um puxa o outro. Se você falta, logo alguém liga para saber porque não foi treinar. Com o tempo, comecei a participar de corridas de rua de 5km e 10km. Daí me desafiei para uma meia maratona. Gostei e passei a buscar provas de 21km para fazer fora da minha cidade. Eu, que não sou muito de viajar, viajava para correr. Nunca me passou pela cabeça fazer uma maratona, porque não era fácil fazer 21km. Achava que não era capaz. Na verdade, não pensava nisso de maneira alguma.
No réveillon de 2014, fiquei pensando nos desafios para 2015. Daí me veio o estalo: que tal uma maratona? A ideia passou a ficar mais concreta quando alguns amigos da assessoria onde treino resolveram que também fariam sua primeira maratona. Escolhemos a do Rio, porque o Dr. Dráuzio Varela, que é ídolo dos corredores de rua e já correu diversas maratonas, disse, no seu livro "Correr", que era a mais bonita do mundo. E é verdade. Além disso, o percurso e o clima são agradáveis. Muitas pessoas estreiam lá.

Guerreira Fit: Como era seu treino diário? Seus desafios? Como se adaptou aos treinos para ter resistência?
Janaína Noleto: A assessoria passava as planilhas focadas na maratona. Então, o volume de treino ia crescendo à medida que a prova ia se aproximando. Eu, que nunca tinha passado dos 21km, de repente tinha que fazer 24km, 26km, 28km, 30km, 32km, 34km. Quando completei o treino de 34km, tive a certeza de que faria os 42km.

Guerreira Fit: Como seus treinos se encaixaram em sua rotina? Houve algum momento que pensou em desistir? Por quê? O que fez continuar? 
Janaína Noleto: Meus treinos de corrida sempre foram 3x por semana. Para a maratona, tive que aumentar para 4x por semana. Além disso, aos sábados, o percurso era bem mais longo, o que me obrigava a dormir cedo na sexta-feira para acordar, às vezes, 3h30 ou 4h. Já dá para imaginar como isso atinge em cheio a vida social de quem treina para uma maratona. Nada de saídas na sexta, sábado de molho para descansar, alimentação regrada... Nunca pensei em desistir. Sempre lembrava de um pensamento que li não sei onde, mas que me marcou muito: "A dor é passageira. Desistir é para sempre." Durante a semana, como os treinos se iniciavam às 5h30, não havia qualquer problema para a minha rotina profissional. Aliás, ficava até mais disposta durante o dia.
O que a corrida trouxe de bom para sua vida? Atualmente, pratica que atividades físicas a mais?
Eu já praticava musculação, quando comecei a correr. Quem corre não pode deixar de fortalecer a musculatura. É preciso evitar lesões. Ainda assim, no meu caso, tive várias. Não durante o treino para a maratona, graças a Deus. Mas ao longo dos anos de corrida. Depois da maratona, fiquei com uma leve fascite no pé. Mas nada relevante.

Guerreira Fit: Como era sua alimentação de preparação à maratona?
Janaína Noleto: Confesso que não gosto de suplementos. Então simplesmente procurava comer coisas saudáveis. Após os treinos, procurava comer um pouco mais de proteína, para não perder muita massa muscular. Um ponto positivo de treinar para uma maratona é que não é necessário ficar contando calorias. Afinal, você já gasta energia demais durante os treinos.

Guerreira Fit: O que um bom maratonista tem que ter? 
Janaína Noleto: Só vontade de fazer a maratona. Nada mais. Numa maratona, vemos pessoas de todas as idades e com diversos biotipos: gordos, magros, altos, baixos... Não existe nenhum padrão, nenhuma exigência mínima para quem quer ser maratonista. Só vontade e determinação.

Guerreira Fit: Quais os cuidados que a senhora teve enquanto maratonista? Digo cuidados físicos e psicológicos?
Janaína Noleto: Com alimentação, como disse acima, eu até desleixei. Não contava calorias. Mas buscava alimentos saudáveis e a reposição da proteína após os treinos. Durante os treinos, sempre tomava gel e, às vezes, quando necessário, cápsulas de sal. Continuei fazendo musculação. Psicoterapia já venho fazendo desde muito antes de decidir ser maratonista. Ajudou a controlar a ansiedade perto da prova.

Guerreira Fit: O que fez pra driblar a ansiedade antes da maratona?
Janaína Noleto: Como disse, a psicoterapia era uma aliada. Mas não dá para driblar não. A sacada é aprender a conviver com ela. Tinha receio de não conseguir dormir na noite anterior à prova. Felizmente, consegui. Deitei às 20h, mas devo ter dormido lá pelas 23h. Nem olhava o relógio, para não ficar ainda mais ansiosa. Antes das 4h, já acordei para tomar café e ir para a largada. Era bem distante do hotel onde estava.

Guerreira Fit: Qual a sensação de terminar uma maratona?
Janaína Noleto: No meu caso, sensação de que eu era capaz de qualquer coisa, de que minha mente era mais forte que meu corpo. E a certeza de que o que vale a pena não vem fácil. E isso vale para tudo na vida.

Lembre-se: Antes de todo e qualquer exercício físico faça uma avaliação médica prévia, busque a  orientação de um profissional de Ed. Física habilitado e sempre, sempre, respeite os seus limites. Não queremos que ninguém se  machuque, não é?! Sua saúde em primeiro lugar.

Gostou? Deixa um comentário aqui no blog, curta a nossa Fan Page e nos compartilhe em suas redes sociais! Vamos levar saúde a quem precisa!

5 comentários:

  1. Parabéns! Ótima entrevista! O sentimento de completar uma maratona deve, com certeza, ser de superação.

    ResponderEliminar
  2. Parabens janaina! Acompanhei de perto. Você é uma guerreira mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Janaina é incrível, é a cara do Guerreira Fit! Obrigada, Janaina!

    ResponderEliminar